relógio

Planejamento

O planejamento - este, sim, deu trabalho. Planejamos tim tim por tim tim os nossos passos pela aventura. Não que ele tenha de ser seguido à risca ou que estaremos engessados a ele, mas acreditamos que uma boa pesquisa e um bom planejamento podem economizar tempo e prevenirem problemas e imprevistos.

Tudo foi planejado com base em pesquisas na internet, em sites de quem já fez a viagem, em sites de turismo, consulado russo, guias, enfim....Um dos sites que achei mais interessante e completo foi o waytorussia, pois ajudou muito.

O GoogleMaps também foi um grande aliado. Nele eu marquei todos os pontos de visitas, isto é, tudo o que tem para se visitar em cada cidade que iremos, inclusive onde nos hospedaremos e o consulado do brasil caso seja necessário. Cada cidade foi dividida por setores: norte, noroeste, sul, etc... Desta forma, poderemos ter uma bela idéia de como organizar os passeios: o que é mais perto do que, o que fazer em um dia, etc...  Assim economizaremos em trajetos, não ficaremos fazendo zig zag pela cidade, simplesmente descemos em um ponto e lá visitamos tudo o que for possível visitar com o trajeto minimizado.

Traçamos no GoogleMaps os trajetos de chegada e saída dos aeroportos, estações de trem e metrô, com indicações de distâncias, qual trem pegar, qual metrõ pegar, com os nomes em cirílico e em ingles, tudo para facilitar a nossa vida quando estivermos por lá. Se vai dar certo? Só saberemos quando chegarmos, iremos contando no dia a dia.

Já estamos conhecendo a Rússia sem ter ido para lá, e temos uma bela idéia do que iremos encontrar.

Uma dica importante é pelo menos decorar o alfabeto russo. Não é difícil, e tem muitas palavras russas parecidas com o ingles e até mesmo com o português, isto é fundamental para conseguir ler as placas de indicações.

Dois sites bacanas que estou utilizando para aprender um mínimo da língua russa são o busuu e o waytorussia. Outra fonte de informação que disponibilizo aqui é um curso de russo em pdf, do básico ao avançado, muito bom por sinal.

Nos guias da Folha e da Lonely Planet você encontrará boas informações também.

Em primeiro lugar compramos as passagens aéreas. A Emirartes nos ofereceu um stop-over gratuíto, por isso resolvemos ficar 5 dias em Dubai, foi uma mega promoção que conseguimos. Compramos as passagens de ida e volta Brasil-Dubai-Russia-Dubai-Brasil, e de ida e volta Brasília-Rio de Janeiro-Brasília, também por uma mega promoção.

Foi feita uma pesquisa nos hostels de cada cidade onde iremos nos hospedar, fizemos uma planilha com o levantamento de preços e do que os hostels ofereciam, posteriormente foi feito uma filtragem e finalmente a escolha pelo hostel. Feita a escolha, fizemos a reserva, a maioria por email, algumas pelo site Hostelbookers e uma delas por telefone.

Neste link vocês poderão fazer o download da planilha utilizada para o planejamento. Está separada por cidades que visitaremos. Vocês encontrarão em cada cidade o hostel que nos hospedaremos, o roteiro, os passeios e os trajetos de chegada e de saída. A planilha pode ser modificada ao gosto de cada um para ser utilizada em sua próxima viagem, caso desejem. A parte de controle financeiro ficou ótima, tem os preços de tudo que iremos gastar. Como iremos utilizar várias moedas, montei um esquema na planilha que na minha opinião ficou muito legal. É importante resaltar que a planilha não está completa, pois faremos isso durante a viagem, desta forma ela só ficará pronta mesmo no final da viagem, por enquanto tem somente o que já sabemos de preços e o que já gastamos, como passagens e hospedagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resumo de postagens