relógio

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tsarskoye Selo

Hoje iremos conhecer Tsarskoye Selo, onde fica o palácio de Catarina e o palácio de Alexandre.
Quando voltarmos, postaremos as fotos.

Por enquanto se deliciem com a história.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tsarskoye_Selo

Dia de folga

Retornamos para o hostel, eu não queria ficar passeando com a passagem de trem por aí, preferi voltar ao hostel, guardá-la e depois, se fosse o caso, passear.

Chegamos ao hostel e decidimos tomar um sorvete. Compramos o sorvete e demos uma volta na quadra do hostel. Estávamos pensando em ir a um restaurante típico russo.

Nesta volta na quadra do hostel, encontramos um riozinho, onde tem uma marina que guarda e cuida dos barcos.  Até uma família de patos estava por lá.




Retornamos ao hostel. No guia havia algumas indicações de restaurantes, mas todos longe de onde estávamos, então, resolvemos pedir algumas dicas para a nossa recepcionista, que é formada em turismo, fala várias línguas e é muito gente boa. Ela pesquisou no google por alguns minutos, achou um restaurante na rua de trás do hostel, Tchekov, nos mostrou até pelo google street como chegar lá.

Fomos ao restaurante. Chegando lá, vimos que é restaurante super chic, cardápio, atendentes, decoração de época, etc. Perguntei se alguém falava inglês, nos responderam que sim, nos sentamos e rapidamente veio uma garçonete, vestida com roupas de época e que nos atendeu excelentemente bem.





Abrimos o cardápio, em inglês, que beleza, pudemos saber o que iríamos comer. Restaurante chic a gente pede tudo antes e eles vão trazendo conforme vamos comendo, mas nós fizemos um pouco diferente. Pedimos um suco de tomate cada um e a entrada, uma salada de cogumelos, cebolas e ervas para Célia e umas panquequinhas que a gente mesmo monta com creme, cebola e caviar para mim. Dissemos que pediríamos o resto dos pratos aos poucos.


 Após esta entrada, pedimos um prato de sopa cada um. O da Célia era uma sopa gelada, com cebolas, ervas e creme de leite, a minha era com queijo, pimenta, creme de leite e ervas também. A minha estava uma delícia, a da Célia não gostamos muito não.


 Após a sopinha, pedimos o prato principal. Célia pediu truta com batatas e ervas, eu pedi strogonoff preparado à moda russa. Para um bom acompanhamento, uma taça de vinho branco para Célia e uma taça de vinho tinto para mim. No cardápio deste restaurante dizia que os peixes eram pescados e entregues naquela mesma manhã e que as carnes eram de fazendas próximas e super frescas.


Pudemos comprovar o que dizia o cardápio, o peixe estava simplesmente delicioso e a carne saborosa e macia. Valeu a pena.
Finalizamos com um cafezinho expresso muito gostoso.





Retornamos ao hostel de barriga cheia, fomos para o quarto. Célia ficou no computador, eu dormi rapidamente.

O final se aproxima

Hoje, dia 28 de maio, segunda feira. Dia de ligar no consulado português para tentar resolver o problema do visto da Célia e de comprar as passagens de trem para Mosow. O voo para o nosso retorno sai de Moscow.

Acordamos mais ou menos as 10:00h e preparamos o café da manhã. Enquanto tomamos o café fazemos pesquisas no google.

Célia foi perguntar à recepcionista do hostel, se poderíamos utilizar o celular dela para ligar no consulado, depois compraríamos um cartão de recarga de créditos para ela. Ela se prontificou a ela mesma ligar no consulado mas eles só atendem das 15:00h as 17:00h.

Então teríamos que esperar pelo menos até as 15:00h. Continuamos a fazer pesquisas no google, a fim de saber mais sobre o assunto de visto expirado, extensão de visto, etc.

Enquanto esperávamos, fazíamos pesquisas, tomávamos café, etc, resolvi fumar e tirar algumas fotos do nosso fumódromo, tentando sempre os ângulos e luzes perfeitas.





 
Achei em um site que dizia que se você tiver algum problema com o visto, a empresa que forneceu a carta convite poderia resolver. Procuramos o email recebedido com a carta convite e enviamos uma pergunta à empresa. Rapidamente eles nos responderam para não ficarmos preocupados, que extensão de visto é uma coisa comum e fácil de ser resolvida, nos perguntou em qual aeroporto partiríamos e que eles entrariam em contato com o setor de imigração para resolver o problema. Que não precisaríamos fazer nada.

Problema do visto resolvido, resolvemos então, ir comprar a passagem de trem de St. Petersburgo para Moscow. Demos uma olhada no mapinha do metrô, localizamos a estação de trem e lá fomos nós. Aproveitamos para tirar fotos de uma das estações de metrô, muito linda.







Para comprar as passagens de trem, pedimos ajuda no nosso hostel. Eu escrevi no google translator o que eu diria para a moça do caixa da estação de trem, traduzi para o russo e levei para a nossa recepcionista ver se ela entenderia. Ela entendeu, pegou uma folha de papel e escreveu para que nós mostrássemos para a moça do caixa, ela fez até um desenho para melhor entendimento.

Na estação de trem, mostramos o papel para a moça do balcão de informações, ela anotou o número de um trem, horario e tudo mais, fomos ao guichê para comprar as passagens e tudo foi muito fácil, fora o cartão Santander da Célia que não está funcionando há 5 dias. Santander é uma porcaria mesmo, Célia tentou falar com eles e nada, nem email respondem, ainda bem que serão comprados pelo Bradesco.

Passei o meu cartão e compramos as passagens de trem, sairemos de St. Petersburgo as 21:20h do dia 30 de maio e chegaremos em Moscow as 04:57h do dia 31 de maio.

Resumo de postagens